Wearable Computer - A união da moda com a tecnologia
Wearable Computer
Mas bem, vamos por parte. Primeiro, o que é ao certo um Computador de Vestir? Para responder essa pergunta precisamos voltar aos anos 90, quando Steve Mann, considerado o “Pai do Wearable”, escreveu um artigo, “Definition of ‘Wearable Computer’”, no qual ele explica:
“Um computador vestível é um computador que está alocado no espaço pessoal do usuário, controlado pelo usuário, e possui constância de operação e interação, ou seja, está sempre ligado e sempre acessível. Mais notavelmente, ele é um dispositivo que está sempre com o usuário, e permite que o usuário digite comandos ou os execute, enquanto anda ou faz outras atividades”.
Wearable Computer no cenário atual
Se o conceito surgiu na década de 90, então porque só agora estamos vendo serem produzidos? Bem, basicamente só agora temos tecnologia para conseguirmos diminuir um computador em um tamanho que possa ser encaixado em um objeto de vestir. Atualmente, esta área se tornou popular principalmente pela Google que tem investido bastante na inovação em wearable computer, como por exemplo os produtos Google Glass e smartwatches. um dos principais usos da tecnologia Smart têm sido para analisar e monitorar a saúde do usuário, como medir a frequência cardíaca e a pressão sanguínea, paralelamente vem os desafios das empresas, que se nota principalmente na falta de uso dos dados coletados. Por exemplo, o usuário compra um smartwatch que mostra em tempo real a pressão sanguínea e a frequência cardíaca, mas ele não sabe se está normal ou alterado, pois os produtos não tratam os dados para mostrar dados, o que desmotiva o próprio usuário à usar um desses produtos.
Fontes:
Comentários
Postar um comentário