Componentes do Hardware: Memórias RAM e ROM


MEMÓRIA RAM

A memória RAM (Random Acess Memory - Memória de acesso aleatório ) (guarda dados necessários para a execução de um programa permitindo que o processador acesse esses dados mais rápido)permite que o processador possa acessar mais rapidamente os dados que sejam necessários para a execução de um programa, quanto maior a memória RAM, maior sua capacidade de trabalho.



Ela é de acesso aleatório porque ela permite que os arquivos possam ser escritos e lidos em um curto prazo, sem se importar em qual ordem individual as entradas estão sendo acessadas.

A memória RAM também pode ser vista como um espaço de trabalho temporário, já que após a realização da tarefa, os arquivos são retirados da memória em mantidas no HD. Ela é uma memória do tipo volátil, ou seja, quando a mesma é desligada,todos os dados ali armazenados são perdidos.


Esse tipo de memória permite acesso rápido e imediato a informações que o processador precise. Contribuindo para uma maior rapidez do sistema por completo. Ela é usada pelo processador principalmente, para armazenar aplicativos ou arquivos que estejam sendo utilizados.

Por exemplo, um documento de texto aberto em edição utiliza a memória RAM enquanto esta sendo utilizado. Caso o computador seja desligado antes desse documento ser salvo em uma memória não-volátil (HD, por exemplo), ele será perdido pelo fato da memória RAM ser volátil, como foi explicado no início do texto.

Os jogos eletrônicos são alguns dos softwares que mais utilizam memória, assim como programas de edição de imagem e vídeo. No caso dos jogos, a cada segundo é necessário carregar uma nova textura ou animação, isto exige uma memória bastante rápida e ampla, ou os arquivos podem chegar ao processador com lentidão, causando assim o famoso “travamento” no jogo ou programa.

Há dois tipos de memória RAM.

DRAM: A DRAM (Dynamic Random Access Memory - Memória de Acesso Randômico Dinâmica), isso significa que ela precisa que a informação seja atualizada o tempo todo para que permaneça armazenada. Com isso, esse tipo de RAM gasta mais energia se comparado com a SRAM.

SRAM: A SRAM(Static Random Acess Memory - Memória de Acesso Randômico Estática)  consegue manter os bytes mesmo sem atualização contínua, perdidos somente após a interrupção da fonte de energia. A memória RAM estática é mais econômica, além de entregar mais performance.

Mas o problema dessa tecnologia é o preço. Isso porque a SRAM precisa de muito mais transistores para operar, resultando em pentes com até seis vezes menos capacidade de armazenamento do que uma DRAM do mesmo preço.




MEMORIA ROM

A memória ROM (read-only memory – memória somente para leitura), é responsável por guardar dados importantes demais para o funcionamento da maquina, e por isso não poderiam ficar no disco rígido onde ele poderia ser excluído acidentalmente, ou então na memoria RAM, que a memoria é perdida toda vez que o computador é desligado.



Por sua capacidade de manter dados mesmo após a reinicialização da maquina, ela é denominada de memórias não volátil

Um bom exemplo de memórias ROM é a BIOS de seu computador,a BIOS é um chip que carrega as configurações mais básicas do sistema antes de inicializar o sistema operacional propriamente dito. Ela verifica se a data e hora estão certas, se a ventoinha do processador está operando, se os diversos periféricos e controladores estão recebendo tensão, bem como se as memórias RAM estão prontas para trabalhar para, enfim, "chamar" o HD que acordará o sistema operacional.

TIPOS DE MEMORIA ROM

Mask-ROM

As primeiras ROMs a serem desenvolvidas são as chamadas Mask-ROM, e são nada mais do que circuitos integrados que guardam o software ou os dados gravados durante a sua criação. Podemos compará-las com os CD-ROMs: o usuário acessa aquilo que comprou e não pode gravar outros dados na mídia ou chip.

PROM

Com o passar do tempo, foram necessárias memórias similares, mas que possibilitassem a inserção posterior de dados. A primeira dessa nova leva foi a Programmable Read-Only Memory (PROM), que permite que o conteúdo seja modificado por meio de um dispositivo conhecido como programador PROM.
Porém, como o programador PROM altera fisicamente as ligações internas do chip, essa inserção pode acontecer apenas uma vez.

EPROM

Outro tipo muito usado é o Erasable Programmable Read-Only Memory (EPROM). A grande inovação da EPROM é permitir a regravação de dados. O conteúdo do chip pode ser apagado expondo-o à luz ultravioleta por cerca de 10 minutos. Já o processo de reescrita dos dados requer uma voltagem cada vez maior e, com isso, a número de reprogramações acaba sendo limitado.

EEPROM

Um tipo mais recente é a Electrically Erasable Programmable Read-Only Memory (EEPROM), é a mais utilizada pela indústria atualmente, e está presente na BIOS do seu computador, nos consoles da última geração, assim como no seu celular. Seu principio é de permitir que as informações do chip sejam alteradas, como na EPROM, mas com a vantagem de dispensar o uso de luz ultravioleta.Este tipo de ROM pode ser reescrita com eletricidade, o que dispensa a necessidade de se extrair o chip ROM do dispositivo.

Os modelos mais comuns de EEPROM são a EAROM, que permite a alteração de um bit por vez do seu conteúdo, e a Flash Memory, que pode ter seu conteúdo alterado de forma muito mais rápida, além de durar mais, possibilitando mais de 1 milhão de ciclos de reprogramação.

Fontes:




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Componentes do Hardware: HD e SSD

Componentes do Hardware: Placa-mãe