Sistemas Numéricos - Decimal
O sistema de numeração decimal é o sistema de numeração posicional adotado pelos seres humanos. como o próprio nome infere, esse sistema utiliza a base dez na qual é constituída pelos números que vão de 0 a 9.
O principio fundamental desse sistema é que dez unidades de uma ordem numérica formam um ordem superior. Depois das ordens, as unidades constitutivas dos números são agrupadas em classes, em que cada classe tem três ordens, em que cada ordem tem uma denominação especial, sendo idênticas às mesmas ordens de outras classes. Essas ordens podem ser ludicamente expressas em um Ábaco, antigo instrumento de cálculo, formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, dispostos no sentido vertical, correspondentes cada um a uma posição digital (unidades, dezenas,...) e nos quais estão os elementos de contagem (fichas, bolas, contas,...) que podem fazer-se deslizar livremente. Nele a representação no número 456.789 fica desta forma:
Os nomes dos números inteiros compreendidos entre dez e vinte, entre vinte e trinta, etc, até os compreendidos entre noventa e cem, são formados pelos nomes das unidades de segunda ordem, seguidos dos nomes das unidades de primeira ordem: dez e um, dez e dois, ..., dez e nove, vinte e um, …, …, noventa e nove; em lugar de dez e um, …, dez e cinco, diz-se onze, doze, treze, quatorze e quinze.
Os nomes dos noventa e nove números compreendidos entre cada dois da terceira ordem, ou seja, os números entre cem e duzentos, ou entre duzentos e trezentos, etc, são formados dos números da unidade de terceira ordem seguidos dos nomes dos 99 primeiros números inteiros, e são cento e um, cento e dois, …, cento e noventa e nove, duzentos e um, duzentos e dois, duzentos e três, ..., duzentos e noventa e nove, trezentos e um, trezentos e dois, trezentos e três, ..., novecentos e noventa e nove.
Imagens: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/abaco.htm
Referência:Vianna, João José Luiz (1914). «Introducção». Elementos de Arithmetica (1883).
Referência:Vianna, João José Luiz (1914). «Introducção». Elementos de Arithmetica (1883).
Comentários
Postar um comentário